terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aldeia da Paz



por Thomas Enlazador







O Acampamento Intercontinental da Juventude começa a receber os milhares de jovens ativistas esperados em Lomba Grande (região rural de colonos, dentro do município de Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul). O início oficial do acampamento foi no dia 21 de janeiro.

Conforme a tradição dos últimos cinco Fsms, a Aldeia da Paz, iniciou seus trabalhos com modelos de construções de design sustentável – permacultural do espaço duas semanas antes.

A Aldeia já conta com 20 voluntários do Brasil e da América Latina e novos Guerreir@s chegam para engrossar o caldo. As tarefas se dividem entre os afazeres da cozinha EcoEtnicoVegana focalizada pela Educadora Claudinha Lulkin, a dupla da estação Aldeia 2012 Fábio e Nara cuidam dos sanitários secos e compostagem, Marquinhos Mandala responsável pela construção de Bambu e o Ori direto de Porto Rico construindo o forno de barro encantado da padaria da Aldeia da Paz.

O espaço das crianças (Flor das Abelhinhas) será focalizado pela Ong Etnia Planetária e um grupo de educadores e educadoras ambientais. A focalizamora é a Siele de Caxias do Sul. Tragam as crianças, mas lembrem-se das capas de chuvas e botinhas para manter os pés secos.

Uma grande mobilização está sendo esperada para o Acampamento e para a Aldeia da Paz. Vários grupos de trabalho estão se formando: Meio ambiente, tradução, recepção, economia e trocas solidárias, comunicação livre, crianças, segurança, bioconstrução, arte-encantamento, cozinha comunitária, compostagem e banheiro seco.

O Pontão de Cultura Iteia, focalizador pelo comunicador social Pedro Jatobá, montará atrás do palco da Aldeia uma produtora cultural colaborativa que gravará as apresentações musicais, editará video, fotos e músicas, ao vivo e com Software Livre. O Software adotado pela Aldeia da Paz.

Para a mobilização de ecovilas, comunidades e economia solidária o Pontão de Cultura Ciranda Solidária em parceira com o Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife – Pe), se encarregará de articular os coletivos que somaram esforços para o fortalecimento de redes de trocas, agroecologia, permacultura e ecopedagogia.

Contamos com o apoio de dois articuladores locais que mobilizam os grupos, artistas e materiais para a construção Xandi e Eduardo Cezimbra. No momento é minima a participação de voluntários do Rio Grande do Sul e a Aldeia da Paz é construída por pessoas de outros Estado. Apareçam Tche !

A programação da Aldeia da Paz está repleta de surpresas e pela primeira vez, já temos um palco confirmado com apresentações ilustres como Leal Carvalho e Kalinne Ribeiro, cantando as principais músicas do movimento arco-íris. Esperamos todos para mais uma Aldeia da Paz dentro do Fórum Social Mundial.

Estamos com mais fotos e relatos nas páginas da Aldeia da Paz no Portal de Comunicação Livre Iteia http://www.iteia.org.br/aldeiadapaz2010
http://aldeiadapaz.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário