quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Encontros


Encontros de Seres do Bem
No começo do ano de 2002 um mapa feito a mão, que indicava um sitio no Estado de Rondônia, na Amazônia brasileira, me foi entregue em mãos pelo amigo Vani Rocha, músico e compositor da cidade de Itajaí. Estávamos na então Reserva Natural Viveiro, localizada no Morro dos Macacos em Camboriú.
No sitio indicado no mapa iria acontecer o Enca - Encontro Nacional das Comunidades Alternativas, ou do Arco Íris, daquele ano.
Itajaí, cidade em que vivia e cursava a faculdade de jornalismo, ficava a milhares de quilômetros de distância do lugar, em Rondônia. Na época dos estudos, trabalhava apenas na temporada de verão, na praia e recebia alguma ajuda através das bolsas de pesquisa e extensão da universidade. Ou seja, a grana era curta e não podia nem pensar numa viajem dessas.
Outro fator, era que tirando as visitas que fazia de vez em quando ao Morro dos Macacos, não tinha nenhuma experiência com comunidades e nem ao menos conhecia qualquer pessoa que iria a tal encontro. Mas, alguma coisa naquele mapa me chamou atenção e decidi guardá-lo.
Chegando na republica onde morava comentei com meus companheiros e uma afirmação, que iria transformar completamente a minha vida, me impulsionou. “- Eu vou”, falei sem pensar.
Depois disso foi só esperar terminar as aulas daquele semestre, trancar a matricula da faculdade e sair de mochila nas costas rumo ao Enca.
Percorri os milhares de quilômetros de Santa Catarina a Rondônia de carona em carros e caminhões, de ônibus, barco e até mesmo a pé. Andei pelas vicinais e estradas de terra que cortavam o caminho. Conheci muitas pessoas e depois de duas semanas de estrada consegui chegar ao sítio indicado no tal mapa.
O encontro foi mágico, místico e realmente transformou a minha vida. A partir daquele encontro na Amazônia, passei a freqüentar outros, em todos os anos que podia. Amazônia, Chapada Diamantina, Ilha do Inhame, Vale do Gamarra, Guaraqueçaba, Jalapão, Parque Estadual da Terra Ronca. Também comecei a participar dos fóruns sociais mundiais que aconteciam em Porto Alegre e ainda, no fórum de Caracas, na Venezuela.

3 comentários:

  1. e viva o encantamento....
    aho!!

    lindo blog irmao...
    voltarei mais vezes...
    (:

    amor..
    Laíssa


    laissa.maximo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, depois de anos buscando informaçoes... Gostaria e com humildade peço ajuda para me conectar com alguem da comunidade Viveiros do Vale dos Macacos, com o Ciro... Por favor pode me ajudar???? Com o Amaro, Kelvin, Ciro... meu email é vidaboa@gmail.com Muito obrigado irmao. Paz e Luz na caminhada

    ResponderExcluir
  3. Oi, depois de anos buscando informaçoes... Gostaria e com humildade peço ajuda para me conectar com alguem da comunidade Viveiros do Vale dos Macacos, com o Ciro... Por favor pode me ajudar???? Com o Amaro, Kelvin, Ciro... meu email é vidaboa@gmail.com Muito obrigado irmao. Paz e Luz na caminhada

    ResponderExcluir